Filme conta a história de ex-vaqueiro baiano que virou fotógrafo Lambe-Lambe
O curta documental será lançado no youtube da Raízes Tv e nas plataformas virtuais da FUNCEB
Nascido e criado na zona rural de Feira de Santana, no município de Jaguara, o apaixonado pela atividade de vaqueiro, José Alves dos Santos, 67 anos, conta sobre seus quase 40 anos de profissão como fotógrafo lambe-lambe, partilhando o início de sua trajetória nessa arte até os dias atuais no documentário O Retratista, produzido e dirigido por seus filhos Gean Almeida e Jaitan Almeida. O cenário intimista das gravações foi a própria casa do retratista, no bairro do Caesb, onde a família está cumprindo as medidas de distanciamento social e moram há mais de 40 anos. O curta documental será lançado em setembro no youtube da Raízes Tv e nas plataformas virtuais da FUNCEB. O trailler já pode ser visto aqui.
“Cronista visual que presencia e participa dos micro-enredos da vida familiar e cotidiana de uma comunidade, José Alves conduz no documentário uma imersão na memória e na imagética da sua história, tendo a fotografia como elo transmissor desse resgate, ao testemunhar a trajetória e o percurso de grupos familiares”, destaca um dos diretores Jaitan Almeida.
Significativos suportes documentais de informação que preservam e transmitem a memória coletiva de diferentes grupos sociais, o lambe-lambe tem grande importância no contexto da história da fotografia no Brasil e na popularização do retrato entre as classes populares e menos privilegiadas. Essa prática tornou-se a paixão de seu José Alves, homem negro, conhecedor de suas raízes, que ainda jovem o fez largar a sua vida no campo e ir para a cidade, tendo a máquina e o caixote como instrumento para se afirmar profissionalmente.
A obra, que conta com animação no seu conteúdo, se apoia na narrativa do retratista como forma de resgatar o ofício do fotógrafo lambe-lambe e valorizar essa arte como via de preservação da memória e cultura de um povo, na aposta de que a mesma possa ser futuramente transformada em patrimônio cultural, para garantir a eficiência de políticas patrimoniais e preservacionistas no campo dos bens culturais intangíveis. O filme foi aprovado pelo edital Calendário das Artes 2020, 8ª Edição, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB)
Raízes TV(@raizestv)
A obra documental integra as produções da Mídia Preta Independente Raízes Tv @raizestv - coletivo soteropolitano formado por cineastas, artistas, pesquisadorxs e produtorxs culturais negros que tem o objetivo de através da pesquisa, compartilhar narrativas afro-diaspóricas e utilizar o audiovisual como arma política e educativa. A Raízes Tv tem como intuito criar uma mídia antirracista que potencializa e visibiliza as formas de (R)existências e de criação da cultura afro-brasileira, na intenção de expandir a cultura e as artes afrodiaspóricas presentes no estado da Bahia.
Documentário: O Retratista - Duração: 14 minutos
FICHA TÉCNICA
Direção e Roteiro: Gean Almeida e Jaitan Almeida
Figurinista: Lindaura Almeida
Pesquisa e direção: Gean Almeida e Jaitan Almeida
Elenco: José Alves
Direção de Fotografia: Gean Almeida
Direção de Arte: José Alves
Som Direto e Desenho de Som: Gean Almeida
Montagem: Gean Almeida
Animação e ilustração: Gean Almeida
Legendagem: Jaitan Almeida
Pesquisa: Gean Almeida e Jaitan Almeida
Classificação: Livre - Produção: Raízes TV
Filme aprovado pelo edital Calendário das Artes 2020, 8ª Edição, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).