Fim de ano diferente
Confira o nosso editorial deste domingo (29)

Foto: Reprodução / Agência Brasil
Os planos de fim de ano, desde viagens até estilo de compras de Natal, mudaram para os brasileiros, é o que já mostram diversas pesquisas que traçam o perfil da sociedade em meio à pandemia ainda neste período, tradicionalmente de muitos encontros, gastos extras e planos por momentos fora da rotina.
É possível entender este cenário por meio da pesquisa realizada – em setembro de 2020 – com mais de 1100 entrevistados nas principais capitais do Brasil por uma empresa de monitoramento de consumo: 79% dos brasileiros vão passar o Natal em casa com suas famílias.
Outros 65% farão o mesmo na virada, e continuarão em casa com a família. Sem querer arriscar viagens e aglomerações, apenas 50% se dizem esperançosos, para 2021, já 41% está preocupado e somente 21% se diz otimista.
Ficar em casa não significa deixar de comemorar o Natal. A festa vai ocorrer em um novo formato, e por isso, entender como se aproximar dessa rotina caseira para a festividade pode gerar novas oportunidades para marcas em geral.
Essa mentalidade refletirá também nas compras. 19% vão escolher marcas que tiveram atitudes relevantes durante a pandemia. A média de quantidade de presentes será de 4 ou 5, e 75% das pessoas gastará até 100 reais. 62% vão comprar online, sendo 80% através do smartphone. 53% fará isso por causa da Covid. 14% nem fará compras.
Mas a forma de comprar os presentes deve ser a grande mudança para este Natal. O brasileiro se familiarizou mais com o processo de entrega pelo aumento de compras online em 2020, e, por certo, vai usar essa rotina neste final de ano.