Mundo

Finlândia anuncia oficialmente inscrição para Otan

Anteriormente, país já havia indicado sobre interesse em se juntar ao bloco

Por Da Redação
Ás

Finlândia anuncia oficialmente inscrição para Otan

Foto: Reprodução/Pexels

O governo da Finlândia anunciou oficialmente neste domingo (15) a inscrição para ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aliança militar do Ocidente liderada pelos Estados Unidos.

Em entrevista coletiva, o presidente Sauli Niinisto e a primeira-ministra Sanna Marin, oficializaram o anúncio. Após o país sinalizar na última quinta-feira (12) o interesse de ingressar "sem demora" no bloco, o presidente russo, Vladimir Putin, entrou em contato com o país para falar sobre o risco da decisão para a relação dos dois países.

O movimento da Finlândia acaba com décadas de neutralidade com a Rússia. Putin descreveu a Niinisto a entrada como um "erro" e cortou o fornecimento de eletricidade ao país nórdico afirmando ter problemas no recebimento de pagamentos.

"Esperamos que o parlamento confirme a decisão de solicitar a adesão à Otan", disse a primeira-ministra finlandesa na coletiva realizada em Helsinque. "[O pedido de ingresso será feito] durante os próximos dias. Será baseado em um mandato forte, com o Presidente da República. Temos mantido contato próximo com os governos dos Estados-membros da Otan e com a própria Otan", acrescentou.

Segundo a premiê finlandesa, com a decisão, não se "pode confiar" em um futuro pacífico da Rússia. Segundo Marin, no entanto, a medida é necessária ao país para garantir segurança após a invasão russa na Ucrânia, que dura desde 24 de fevereiro.

"Quando olhamos para a Rússia, vemos um tipo de Rússia muito diferente do que vimos há apenas alguns meses", afirmou a primeira-ministra.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário