• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Fio de contas, conchas e imagem religiosa: itens arqueológicos são encontrados em obra do metrô de SP
Brasil

Fio de contas, conchas e imagem religiosa: itens arqueológicos são encontrados em obra do metrô de SP

No total, mais de 40 mil objetos já foram achados no canteiro de obras, desde 2022

Por Da Redação
Ás

Fio de contas, conchas e imagem religiosa: itens arqueológicos são encontrados em obra do metrô de SP

Foto: Divulgação/Mobiliza Saracura Vai-Vai

Itens arqueológicos foram encontrados na obra da Estação 14 Bis-Saracura, no centro de São Paulo. Os objetos, são um fio de contas, conchas e uma imagem que pode representar Exú, divindade religiosa da cultura afro, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o movimento Mobiliza Saracura Vai-Vai.

Os achados foram descobertos no dia 25 de setembro e podem ser do final do século XIX. No total, mais de 40 mil objetos já foram encontrados durante as escavações, iniciadas em 2022.

Segundo o movimento Mobiliza Saracura Vai-Vai, a descoberta dos objetos pode revelar a possível existência de um templo afro-religioso antes da urbanização do local.

O Iphan afirma que “todos os artefatos que vêm sendo encontrados têm sido estudados para que sejam corretamente identificados”. “O Instituto informa que não tem medido esforços para compatibilizar a implantação das obras do metrô Saracura e as normas de preservação do patrimônio cultural brasileiro”, completou.

Em junho deste ano, o governo de São Paulo alterou o nome da estação 14 Bis para fazer uma homenagem ao Quilombo Saracura, atendendo uma reivindicação de movimentos sociais que lutam pelo resgate histórico do bairro.

Dois anos antes, em 2022, um sítio arqueológico com vestígios de povos quilombolas e negros foi encontrado no canteiro de obras. O local fica na antiga quadra da escola de samba Vai-Vai, nas redondezas da Praça 14 Bis, na Bela Vista.

As obras chegaram a ser interrompidas para a preservação dos achados arqueológicos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário