Estudante de medicina é investigado por fraudar provas de vestibular
André Rodrigues Ataíde se especializou em burlar o controle de exames de admissão online de alguma faculdades privadas.
Foto: Reprodução/Fantástico/Rede Globo
O estudante de medicina André Rodrigues Ataíde é investigado por fraudar provas de vestibular. De acordo com a polícia, ele se especializou em burlar o controle de exames de admissão online de alguma faculdades privadas. Durante a execução das provas, um fiscal observa os candidatos que devem deixar o microfone e câmera do computador ligados, essa medida é tomada com o intuito de impedir que os participantes colem.
Segundo o Fantástico, da TV Globo, André instruía os candidatos a enviar as perguntas das avaliações na tela do computador para ele e receber de volta as respostas, além de ensinar os candidatos a burlar o sensor que alerta o fiscal em caso de atividade suspeita.
A Polícia Federal reconheceu 30 candidatos que contrataram os serviços de André em quatro estados para 107 provas de vestibular. A PF cumpriu 27 mandados de busca em casas de candidatos suspeitos ou de cúmplices no esquema de fraudes. André contava com um time de 32 pessoas fazendo as provas ou transmitindo as respostas para os candidatos, segundo informações da PF.
Atualmente o investigado é réu na Justiça federal e responde em liberdade. Ele pode se tornar réu em um outro processo na Justiça estadual do Pará pelos mesmos crimes.