Fiocruz e AstraZeneca fecham acordo para produção de mais 60 milhões de vacinas
Doses serão entregues ao PNI entre os meses de janeiro e junho de 2022
Foto: Divulgação
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a empresa AstraZeneca fecharam, nesta quinta-feira (28), um acordo para compra de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), matéria-prima para produção de vacinas contra o novo coronavírus. Segundo a Fiocruz, o insumo garantirá a fabricação de 60 milhões de imunizantes. As doses serão entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) entre os meses de janeiro e junho de 2022.
O acordo foi firmado na sede da empresa, em Cambridge, no Reino Unido. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, o CEO global da AstraZeneca, Pascal Soriot, e o presidente da empresa no Brasil, Carlos Sánchez-Luis, estiveram presentes no evento.
No próximo ano, a Fiocruz pretende entregar 120 milhões de vacinas da AstraZeneca ao Ministério da Saúde: 60 milhões serão feitos com IFA importado da empresa britânica. A outra metade das vacinas será fabricada com insumo 100% brasileiro, que está nas etapas finais de produção. “A vacina da Fiocruz foi o principal imunizante utilizado no ano de 2021 e, agora, em 2022, nós vamos repetir a aposta”, disse o Queiroga.