Fiocruz e farmacêutica EMS firmam parceria para promover desenvolvimento científico no Brasil
Entidades assinaram acordo nesta quarta (27)

Foto: Agência Brasil
A Fiocruz, por meio do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) , assinou um acordo exclusivo para cooperação técnica com a EMS, indústria farmacêutica brasileira. A formalização da parceria entre EMS e Fiocruz ocorreu em evento realizado pelo laboratório farmacêutico e a Esfera Brasil nesta quarta-feira (27), em Brasília.
O evento contou com a presença de autoridades, especialistas da área de saúde, empresários e representantes do Judiciário, com o objetivo de lançar luz sobre os entraves e as oportunidades no setor. O fomento à indústria e à pesquisa e desenvolvimento no Brasil foi o principal debate no evento, que ocorreu no auditório do Hotel Royal Tulip.
O protocolo, que tem duração inicial de 12 meses, prevê o alinhamento de conceitos, diretrizes, métodos e subsídios para ações em conjunto. Conforme Jorge Mendonça, o diretor de Farmanguinhos/Fiocruz, o objetivo da união é enfrentar novos desafios de forma mais ágil.
Para efetuar a parceria, é necessário a celebração de um novo acordo, acompanhado do seu respectivo Plano de Trabalho, único e específico; obedecendo, para isso, legislação própria.
Para Carlos Sanchez, presidente do Conselho de Administração do Grupo NC - o qual a EMS faz parte - trata-se de um contrato único e pioneiro no segmento farmacêutico, em que a empresa se compromete a fomentar a ciência e a inovação no país ao lado da Fiocruz. “Nosso propósito, ao unirmos uma entidade pública e um ente privado que são grandes protagonistas dentro do ecossistema de saúde no Brasil, é produzirmos juntos conhecimento científico, fomentando a inovação nesse setor e colocando o país em destaque no quesito tecnologia farmacêutica”, ressalta Sanchez.