Fiocruz implementa novo tratamento para osteogênese imperfeita
Condição genética faz com que colágeno seja fabricado em pequena quantidade

Foto: Reprodução/Pixabay
O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) implementou um novo protocolo de tratamento para pacientes com osteogênese imperfeita (OI) neste mês de abril. A medicação Pamidronato Dissódico administrada por infusão intravenosa necessita de internação hospitalar de três dias para receber, de forma fracionada, a dose completa.
No entanto, o novo protocolo oferece uma abordagem aprimorada, utilizando uma droga de segunda geração chamada Ácido Zoledrônico, que proporciona uma série de benefícios em comparação com o Pamidronato.
Juan Llerena, coordenador do Centro de Genética Médica do IFF/Fiocruz, destaca que o medicamento apresenta uma eficácia superior em diversos aspectos relacionados aos ossos e radiológicos. Isso inclui melhorias na densitometria óssea, redução de fraturas, alívio da dor e aumento do bem-estar do paciente.
“Utilizaremos a modalidade Hospital-Dia Ambulatorial, a medicação será aplicada em infusões venosas com duração de 30 minutos, sem a necessidade de internação, podendo ir para casa no mesmo dia, após um período de observação. Esse protocolo não será aplicado aos pacientes que estão recebendo o medicamento pela primeira vez. O intervalo de aplicação será espaçado conforme a criança for ficando mais velha”, explicou o especialista.
Doença e tratamento
A osteogênese imperfeita (OI) é uma condição genética em que o colágeno (proteína) é fabricado em pequena quantidade ou é fabricado de forma defeituosa pelo corpo humano. O colágeno com defeito é destruído pelo organismo em velocidade muito rápida, o que acaba resultando no aparecimento da osteoporose.
Os ossos dos pacientes afetados pela osteogênese imperfeita são comumente conhecidos como "de cristal" devido à sua extrema fragilidade. Embora existam quatro grupos de classificação de acordo com a gravidade da doença, na prática, a variedade de situações enfrentadas pelos pacientes é vasta e diversificada.
O tratamento da osteogênese imperfeita envolve uma abordagem multifacetada, incluindo exposição à luz solar para promover a produção de vitamina D, suplementação de cálcio, atividades físicas adequadas e o uso de medicamentos específicos.