Fiocruz recebe insumos neste sábado para produção de 9 milhões de doses contra Covid
Remessa que chega da China será a sétima das 14 previstas

Foto: Reproduição/Bio-Manguinho
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recebe neste sábado (24) um novo carregamento de IFA [Ingrediente Farmacêutico Ativo] para a produção de nove milhões de vacinas Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19, no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos. A remessa é a sétima das 14 previstas.
As próximas remessas serão em 29 de abril; em 12, 18, 19 e 26 de maio; e 2 de junho. O cronograma ainda pode ter mudanças, segundo a Fiocruz.
A programação de entrega ao PNI [Programa Nacional de Imunizações], do Ministério da Saúde, prevê 21,5 milhões, em maio; 34,2 milhões, em junho; e 22 milhões, em julho. Desse modo, a fundação cumprirá a meta de produzir 100,4 milhões de doses a partir do IFA importado, conforme acordo de encomenda tecnológica firmado com a farmacêutica AstraZeneca.
Já no segundo semestre, a Fiocruz prevê produzir 110 milhões de doses com IFA fabricado no Brasil.