• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Flash de luz mais brilhante já observado, pode estar ligado à formação de buraco negro
Mundo

Flash de luz mais brilhante já observado, pode estar ligado à formação de buraco negro

Explosão foi observada na manhã de domingo (horário da Costa Leste americana)

Por Da Redação
Ás

Flash de luz mais brilhante já observado, pode estar ligado à formação de buraco negro

Foto: Nasa

Supostamente provocado pelo nascimento de um buraco negro, Astrônomos observaram o flash de luz mais brilhante já visto, emitido a uma distância de 2,4 bilhões de anos-luz da Terra.

Essa explosão de raios gama, forma mais intensa de radiação eletromagnética, foi observada pela primeira vez pelos telescópios em órbita terrestre no último dia 9, e sua luz residual continua sendo estudada por cientistas de todo o mundo.

A estrela explode e se torna uma supernova, antes de colapsar e formar um buraco negro. A matéria forma, então, um disco ao redor do buraco negro, é absorvida e liberada como energia que viaja a 99,99% da velocidade da luz.

O flash liberou fótons com um recorde de 18 teraeléton-volts de energia e impactou as comunicações de onda longa na atmosfera terrestre. 

A explosão, chamada GRB221009A, foi observada na manhã de domingo (horário da Costa Leste americana) por vários telescópios, incluindo os da Nasa. O'Connor, afiliado à Universidade de Maryland e à Universidade George Washington, continuará observando as assinaturas de supernovas em comprimentos de onda óticos e infravermelhos, para confirmar que suas hipóteses sobre as origens do flash estão corretas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário