Flávio Bolsonaro aciona STF contra deputado do PSOL
Em rede social, Ivan Valente associa senador ao crime de corrupção
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil | Câmara dos Deputados
O senador Flávio Bolsonaro (PL) acionou o Supremo Tribunal Federal (STf) para que o deputado federal Ivan Valente (PSOL) preste esclarecimentos sobre publicações nas redes sociais em que o chama de "corrupto" e retoma o caso das rachadinhas, arquivado por decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
No último dia 12, Ivan Valente denunciou, através do Twitter, uma apuração do TCU sobre desvios de 100 milhões em hospital federal do Rio sob influência de Flávio Bolsonaro. "Quem compra mansão com rachadinha não tem limite algum! A familicia ROUBA MUITO!", disse.
FLAVIO CORRUPTO! TCU apura desvios de 100 MILHÕES em hospital federal do Rio sob influência de Flávio Bolsonaro. Quem compra mansão com rachadinha não tem limite algum! A familicia ROUBA MUITO!
— Ivan Valente 5050 (@IvanValente) August 12, 2022
Ao STF, a defesa de Flávio afirmou que, ainda que o que foi dito por Valente não seja calunioso, o crime de difamação não deve ser afastado. Em resposta ao pedido do senador, Ivan Valente tornou a associá-lo ao crime de corrupção, alegando que a família Bolsonaro "não intimida".
Corrupção e desvio de dinheiro público é rotina na vida de Flávio Bolsonaro e sua família. Enriquecimento ilícito, milhões em rachadinhas, lavagem de dinheiro em loja de chocolate, muitas transações imobiliárias em espécie, compra de mansão de 6 milhões sem lastro de renda +
— Ivan Valente 5050 (@IvanValente) August 19, 2022
Flávio Bolsonaro quer nos censurar e ferir nossa liberdade de expressão, pela segunda vez. A familícia não nos intimida!
— Ivan Valente 5050 (@IvanValente) August 19, 2022
O ministro Dias Toffoli foi sorteado relator da ação no STF. A praxe é que o caso seja enviado para avaliação do MPF (Ministério Público Federal), que deve apontar o direito à liberdade de expressão ao se manifestar pela improcedência da ação.