Flávio Dino vai solicitar que a PF investigue sobre apagão nacional
Evento causou falta de energia elétrica em 25 estados e no Distrito Federal
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, vai solicitar à Polícia Federal uma investigação para apurar as causas do apagão nacional registrado na terça-feira (15), que deixou 25 estados e o Distrito Federal sem energia elétrica por mais de duas horas. A expectativa é de que o pedido seja feito ainda nesta quarta (16).
Dino também adiantou que há possibilidade de instaurar inquérito policial. Isso acontece quando os peritos são designados para apurar os relatos, neste caso, do ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira.
“Há uma atipicidade, porque o sistema trabalha com redundância. Houve, portanto, uma falha de grande porte. Há crimes que poderiam ser dolosos, há crimes culposos e há a possibilidade de uma mera falha técnico, um acaso”, afirmou Dino.
Na terça, Silveira garantiu que a segurança energética do país não corre risco. “O ocorrido de hoje não tem nada a ver, absolutamente nada a ver com o suprimento energético e a segurança energética do Brasil. Nós vivemos um momento de abundância dos nossos reservatórios”, afirmou.