'Floresta de lápis de cor' da Faber-Castell é atingida por incêndio em MG
Fogo começou na manhã de sábado (7) e só foi controlado na terça-feira (10). As causas do incêndio ainda não foram divulgadas.
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
Brigadistas de Incêndio da empresa iniciaram o combate as chamas na manhã do sábado (7), e só extinguiram o incêndio na terça-feira (10). O incêndio comprometeu a floresta de pinus, na região de Prata, no Triângulo Mineiro, em Minas Gerais. Graças à combinação de ventos fortes e ar seco, o incêndio espalhou-se rapidamente por diversos pontos da região. Não há informações sobre o que teria ocasionado o início do fogo.
Há quase quatro décadas a empresa de lápis de cor Faber-Castell possui a própria plantação de árvores, por motivação de responsabilidade ambiental, produzindo seus insumos com madeira de reflorestamento.
Em contato com o g1, a assessoria da Faber-Castell, informou que o incêndio não comprometeu a produção de lápis e que a maior parte da área atingida não faz parte da empresa.
Segundo a empresa, o sistema de monitoramento da floresta identificou o fogo assim que começou, mas devido a rapidez com que o incêndio se alastrou, foi necessário, inclusive, o uso de helicópteros com água para combater as chamas.
Em nota, a empresa diz: "A Faber-Castell esclarece que os focos de incêndio na floresta da companhia na região do Prata (MG) já foram controlados, graças ao trabalho da Brigada de Incêndio da empresa. Os brigadistas iniciaram o trabalho assim que os sistemas de monitoramento identificaram o fogo, na manhã de sábado (7 de setembro), que foi originado de uma queimada em um terreno vizinho à floresta e que, graças à combinação de ventos fortes e ar seco, espalhou-se rapidamente por diversos pontos da região."