• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Nº de focos de incêndio no Brasil dobrou em 11 estados e no DF, diz Inpe
Brasil

Nº de focos de incêndio no Brasil dobrou em 11 estados e no DF, diz Inpe

Queimada é permitida, mas é necessário obter autorização dos órgãos

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Nº de focos de incêndio no Brasil dobrou em 11 estados e no DF, diz Inpe

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A fumaça que cobre o Brasil vem de onze estados e do Distrito Federal, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O mapa mostra que, nestas unidades, o total de focos de incêndio mais que dobrou entre 1º de janeiro e 10 setembro na comparação com o mesmo período do ano passado.

Todos os anos, entre julho e agosto, o país enfrenta a temporada do fogo que, além de ser usado para o desmatamento, as chamas também são usadas nos processos agropecuários, como limpeza e renovação de pastos. 

Em São Paulo, por exemplo, onde o céu está coberto de fumaça há quase uma semana, o fogo aumentou mais de 400%. São 6,3 mil focos de fogo esse ano (1º de janeiro e 10 setembro), contra 1,2 mil no ano passado – o que está sufocando o estado com fumaça e derrubando a qualidade e umidade do ar.

Ainda de acordo com os dados, somando os focos de incêndio ativos de todos os estados do Sudeste, o número aumentou de 4,7 mil pontos de fogo para 15,2 mil no mesmo período deste ano.

Enquanto isso, no Centro-Oeste, a Chapada dos Veadeiros está em chamas, em Goiás, e o Pantanal tenta sobreviver a um incêndio histórico, o que faz subir os números de incêndios na região.

A queimada é permitida para a agricultura e pecuária, mas é preciso de autorização dos órgãos. Sem a permissão, os incêndios são considerados crimes ambientais. 

Desde o início do ano, segundo os dados abertos do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) foram aplicadas 31 multas pelo uso do fogo de forma irregular, seja sem autorização ou para desmatamento, um total de R$ 17 milhões. Nenhuma foi paga e a maioria ainda é passível de recurso.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário