Esportes

Fluminense e Boca Juniors disputam a taça da Libertadores 2023 no Maracanã

Tricolor busca título inédito, enquanto Boca tenta igualar recorde histórico na competição

Por Da Redação
Ás

Fluminense e Boca Juniors disputam a taça da Libertadores 2023 no Maracanã

Foto: Reprodução/GETTY IMAGES

A ansiedade toma conta do mundo do futebol neste sábado (4), com a final da Copa Libertadores de 2023 entre Fluminense e Boca Juniors no Estádio do Maracanã. O duelo, marcado para as 17h (horário de Brasília), promete ser um espetáculo entre dois times com trajetórias distintas na competição.

O Boca Juniors almeja o sétimo título para se equiparar ao Independiente, também da Argentina, como o maior vencedor na história da Libertadores, o Fluminense busca uma conquista inédita, após ter chegado tão perto em 2008.

Ambas as equipes chegam à final com campanhas sólidas. O Fluminense ostenta um aproveitamento de 66,6%, conquistando sete vitórias, três empates e duas derrotas. Líder do Grupo D, o Tricolor superou desafios contra Argentinos Juniors-ARG (oitavas de final), Olimpia-PAR (quartas) e Internacional (semifinal). Por sua vez, o Boca Juniors enfrentou empates nas etapas de mata-mata, contra Nacional-URU (oitavas), Racing (quartas) e Palmeiras (semifinal), garantindo sua vaga nos pênaltis. O clube xeneize liderou o Grupo F.

No entanto, o clima que antecede a final foi marcado por incidentes envolvendo torcedores das duas equipes no Rio de Janeiro (RJ), levando a Conmebol a considerar a possibilidade de realizar o jogo com portões fechados.

O técnico Fernando Diniz, mantendo o suspense, não revelou a escalação inicial do Fluminense. A principal incerteza reside entre a escolha do volante Martinelli ou do atacante John Kennedy, decisão que será tomada momentos antes do início da partida. "Tem essas possibilidades, talvez outras. Se a dúvida está aí, vou deixar como está. Com o John Kennedy, você ganha mais profundidade, e com um cara no meio, em tese, você ganha mais recurso no meio de campo. A base de minha estratégia é colocar o melhor time para cada jogo e é o que vou fazer", despistou Fernando Diniz.

O zagueiro Nino, ausente desde 8 de outubro, retorna para o Fluminense. O capitão tricolor, que sofreu uma entorse no joelho esquerdo durante um treinamento da seleção brasileira, passou por tratamento intensivo para estar em campo. Por outro lado, o Boca Juniors enfrenta a baixa importante do zagueiro Marco Rojo, expulso no segundo jogo da semifinal contra o Palmeiras. Dessa forma, Valentini deverá ser o companheiro de Figal na zaga. A participação do centroavante Benedetto como opção no banco de reservas permanece em dúvida. A expectativa é de um duelo eletrizante no Maracanã, com o título da Libertadores em jogo.

FLUMINENSE X BOCA JUNIORS

Local — Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e horário — sábado (4), às 17h (de Brasília)
Árbitro — Wilmar Roldan (Colômbia)
Auxiliares —  Alexander Guzman (Colômbia) e Dionisio Ruiz (Colômbia)
Árbitro de vídeo — Juan Lara (Chile)

FLUMINENSE — Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo; André, Martinelli (John Kennedy) e Ganso; Arias, Keno e Cano. Técnico: Fernando Diniz.

BOCA JUNIORS — Romero; Advíncula, Figal, Valentini e Fabra; Medina, G. Fernández, E. Fernández e Valentin Barco; Merentiel e Cavani. Técnico: Jorge Almirón.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário