Economia

FMI eleva para 2% estimativa de crescimento da economia brasileira em 2023

Estimativa foi revisada devido ao aumento na produção agrícola

Por Da Redação
Ás

FMI eleva para 2% estimativa de crescimento da economia brasileira em 2023

Foto: Reprodução/Pixabay

O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou a estimativa para o crescimento da economia do Brasil neste ano depois do forte desempenho no primeiro trimestre, mas rebaixou a perspectiva para 2024. Em relatório divulgado na última terça-feira (25), o FMI passou a ver uma expansão do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil de 2,1% em 2023, um aumento de 1,2 ponto percentual em relação à estimativa de abril. 

No entanto, para 2024 a projeção do FMI foi reduzida em 0,3 ponto percentual, para 1,2%. Segundo a entidade, a revisão para cima na estimativa deste ano se deve "ao aumento na produção agrícola no primeiro trimestre de 2023, com repercussões positivas na atividade em serviços".

A economia brasileira superou as expectativas no primeiro trimestre com uma taxa de crescimento de 1,9%, refletindo o desempenho mais forte do setor agrícola.

Mas mesmo com a revisão, a estimativa do FMI para 2023 ainda é um pouco mais pessimista do que a do Ministério da Fazenda, que este mês passou a calcular um crescimento de 2,5% para o PIB deste ano, contra previsão de 1,9% feita em maio. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário