FMI: inflação acelera enquanto guerra encolhe perspectivas econômicas mundiais
Confronto entre Rússia e Ucrânia ocorreu enquanto economia global tentava se recuperar dos impactos da pandemia
Foto: Reprodução/Freepik
A guerra entre a Rússia e a Ucrânia completa 2 meses neste domingo, 24, e provocaram um grande encolhimento das perspectivas econômicas globais. É o que alerta o Fundo Monetário Internacional (FMI). Enquanto isso, a inflação acelera.
De acordo com o conselheiro econômico e diretor do Departamento de Estudos, Pierre-Olivier Gourinchas, a guerra começou enquanto a economia mundial buscava meios de se recuperar dos efeitos da pandemia de Covid-19.
Gourinchas explica que mesmo antes da guerra, a inflação estava em alta em muitos países devido a desequilíbrios entre oferta e demanda e às políticas de apoio para conter os efeitos da pandemia. O resultado foi um movimento de retração da política monetária.
O especialista reforça que os atuais confinamentos na China podem criar gargalos nas cadeias logísticas globais e que, além do impacto humanitário imediato e trágico, a guerra atrasa o crescimento econômico e acelera o aumento da inflação.
O especialista lembra que as projeções para o crescimento global foram revisadas para baixo e devem chegar a 3,6% tanto em 2022 como em 2023, principalmente em razão do impacto direto da guerra na Ucrânia e das sanções à Rússia.