• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Foguete chinês descontrolado deve cair em direção à Espanha; parte do espaço aéreo é fechado

Foguete chinês descontrolado deve cair em direção à Espanha; parte do espaço aéreo é fechado

Segundo a agência de controle aéreo europeu Eurocontrol, o módulo entrará na Terra nesta sexta-feira (4)

Por Da Redação
Ás

Foguete chinês descontrolado deve cair em direção à Espanha; parte do espaço aéreo é fechado

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um foguete chinês fora de controle deve atingir a Terra na manhã desta sexta-feira (4). Em razão disso, parte do espaço aéreo da Espanha precisou se fechado para evitar choques com aeronaves, informou a agência de controle aéreo europeu Eurocontrol.

"Devido ao risco associado à passagem do objeto espacial CZ-5B pelo espaço aéreo espanhol, os voos foram totalmente restringidos das 09h38 às 10h18 na Catalunha e em outras comunidades", disse o serviço de emergência da Catalunha.

O país paralisou o tráfego aéreo em quatro das suas 17 regiões. Aeroportos de cidades turísticas como Barcelona e Ibiza estão fechados.

Segundo a Eurocontrol, é esperado que o módulo do foguete, um Longa Marcha-5B YA, caia no Oceano Atlântico. Porém, como a aeronave está fora de controle, é possível que ela se direcione para território espanhol. Além disso, a agência avalia que boa parte do módulo pode ser destruída ao entrar na atmosfera.

O Longa Marcha 5B foi lançado ao espaço com objetivo de ajudar na construção da estação espacial chinesa. Ele foi lançado pela primeira vez em maio de 2020 e, na ocasião, fragmentos do foguete caíram na Costa do Marfim, na África Ocidental, deixando vários edifícios danificados. Já no segundo voo, os destroços do foguete caíram no Oceano Índico, e, no terceiro, no Mar de Sulu, nas Filipinas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário