Foi a "incompetência da China e não outra coisa que causou esse massacre mundial", acusa Trump
Depois de uma trégua, presidente dos EUA volta a criticar gestão da China em meio à pandemia
Foto: Reprodução/ BBC
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump voltou a criticar a gestão da China durante a crise de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e disse que a "incompetência" do país asiático foi o que provocou um "massacre global".
Trump havia minimizado os riscos e disse em várias ocasiões, que a China estava assumindo o controle da epidemia, mas, quando o vírus tomou uma proporção maior e avançou, ele mudou seu discurso e começou a criticar Pequim.
Por meio de uma rede social, o presidente americano se referiu ao relatório de "um louco" na China, onde os autores são supostamente culpados pelo avanço do vírus e exigiu que fosse explicado ao "tolo" que foi a "incompetência da China e não outra coisa que causou esse massacre mundial".
A Casa Branca, sem dar provas, afirmou que o vírus foi criado em laboratório e escapou dos cientistas acidentalmente. Trump também chegou a acusar a Organização Mundial da Saúde (OMS) de ter ajudado a China a esconder o alcance da epidemia. E ainda ameaçou de cortar as contribuições dos EUA à OMS.