• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Forças Armadas atuarão para que eleições ocorram "sem incidentes", diz ministro da Defesa
Política

Forças Armadas atuarão para que eleições ocorram "sem incidentes", diz ministro da Defesa

As informações foram dadas ao presidente do STF, Luiz Fux, durante reunião

Por Da Redação
Ás

Forças Armadas atuarão para que eleições ocorram "sem incidentes", diz ministro da Defesa

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, afirmou nesta nesta terça-feira (03) que as Forças Armadas estão “comprometidas com a democracia” e devem garantir que as eleições ocorram "sem incidentes". A declaração foi dada em reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux.

Segundo o general, os militares atuarão dentro de suas competências no pleito deste ano. Tanto a Corte quanto a pasta divulgaram notas oficiais sobre o encontro.

“O ministro da Defesa afirmou que as Forças Armadas estão comprometidas com a democracia brasileira e que os militares atuarão, no âmbito de suas competências, para que o processo eleitoral transcorra normalmente e sem incidentes”, afirmou trecho do comunicado do STF.

A Corte informou que Fux afirmou que o Supremo “preza pela harmonia entre os Poderes e pelo respeito entre as instituições”. A questão acontece em meio aos questionamentos do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a segurança das urnas eletrônicas, que gerou tensão entre o Executivo e o Judiciário.

Segundo o chefe do Executivo, as Forças Armadas poderiam participar da contagem e apuração dos votos.

Já em nota divulgada pelo Ministério da Defesa, a pasta afirmou que foram tratadas questões institucionais e o “respeito entre as instituições”. “O Ministro da Defesa reafirmou, ainda, o permanente estado de prontidão das Forças Armadas para o cumprimento das suas missões constitucionais”, diz trecho do comunicado.

Eis a íntegra da nota do STF:

“Nota sobre reunião entre presidente do STF e ministro da Defesa

“O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, recebeu, nesta terça-feira (3), o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, no Gabinete da Presidência da Corte. A agenda foi pedida pelo general em deferência ao chefe do Poder Judiciário antes de reunião prevista com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin. Foi a primeira visita do general ao presidente do STF desde que tomou posse como ministro da Defesa.

“Durante o encontro, o ministro da Defesa afirmou que as Forças Armadas estão comprometidas com a democracia brasileira e que os militares atuarão, no âmbito de suas competências, para que o processo eleitoral transcorra normalmente e sem incidentes.

“Por sua vez, o presidente do STF ressaltou que a Suprema Corte brasileira preza pela harmonia entre os Poderes e pelo respeito entre as instituições.”

Eis a íntegra da nota divulgada pelo Ministério da Defesa:

“Nesta terça-feira (3), o Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, foi recebido pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, na sede do Tribunal. Durante o encontro, foram discutidos temas institucionais, tal como o respeito entre as instituições. Também foi tratada a colaboração das Forças Armadas para o processo eleitoral. O Ministro da Defesa reafirmou, ainda, o permanente estado de prontidão das Forças Armadas para o cumprimento das suas missões constitucionais.”

“Assessoria Especial de Comunicação Social

“Ministério da Defesa”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.