Forças Armadas atuarão para que eleições ocorram "sem incidentes", diz ministro da Defesa
As informações foram dadas ao presidente do STF, Luiz Fux, durante reunião
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, afirmou nesta nesta terça-feira (03) que as Forças Armadas estão “comprometidas com a democracia” e devem garantir que as eleições ocorram "sem incidentes". A declaração foi dada em reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux.
Segundo o general, os militares atuarão dentro de suas competências no pleito deste ano. Tanto a Corte quanto a pasta divulgaram notas oficiais sobre o encontro.
“O ministro da Defesa afirmou que as Forças Armadas estão comprometidas com a democracia brasileira e que os militares atuarão, no âmbito de suas competências, para que o processo eleitoral transcorra normalmente e sem incidentes”, afirmou trecho do comunicado do STF.
A Corte informou que Fux afirmou que o Supremo “preza pela harmonia entre os Poderes e pelo respeito entre as instituições”. A questão acontece em meio aos questionamentos do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a segurança das urnas eletrônicas, que gerou tensão entre o Executivo e o Judiciário.
Segundo o chefe do Executivo, as Forças Armadas poderiam participar da contagem e apuração dos votos.
Já em nota divulgada pelo Ministério da Defesa, a pasta afirmou que foram tratadas questões institucionais e o “respeito entre as instituições”. “O Ministro da Defesa reafirmou, ainda, o permanente estado de prontidão das Forças Armadas para o cumprimento das suas missões constitucionais”, diz trecho do comunicado.
Eis a íntegra da nota do STF:
“Nota sobre reunião entre presidente do STF e ministro da Defesa
“O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, recebeu, nesta terça-feira (3), o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, no Gabinete da Presidência da Corte. A agenda foi pedida pelo general em deferência ao chefe do Poder Judiciário antes de reunião prevista com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin. Foi a primeira visita do general ao presidente do STF desde que tomou posse como ministro da Defesa.
“Durante o encontro, o ministro da Defesa afirmou que as Forças Armadas estão comprometidas com a democracia brasileira e que os militares atuarão, no âmbito de suas competências, para que o processo eleitoral transcorra normalmente e sem incidentes.
“Por sua vez, o presidente do STF ressaltou que a Suprema Corte brasileira preza pela harmonia entre os Poderes e pelo respeito entre as instituições.”
Eis a íntegra da nota divulgada pelo Ministério da Defesa:
“Nesta terça-feira (3), o Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, foi recebido pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, na sede do Tribunal. Durante o encontro, foram discutidos temas institucionais, tal como o respeito entre as instituições. Também foi tratada a colaboração das Forças Armadas para o processo eleitoral. O Ministro da Defesa reafirmou, ainda, o permanente estado de prontidão das Forças Armadas para o cumprimento das suas missões constitucionais.”
“Assessoria Especial de Comunicação Social
“Ministério da Defesa”