Ford apresenta plano de cuidados para concessionárias no pós-pandemia
Programa Total Clean inclui oferta de desinfecção de veículos, cuidados com a saúde nas concessionárias e procedimentos de limpeza
A Ford lançou hoje em uma transmissão de vídeo o Total Clean, serviço de desinfecção de veículos que faz parte de um plano maior de adequação das concessionárias aos tempos da pandemia do coronavírus. Parte desse plano é o novo serviço de desinfecção do veículo que inclui a limpeza de 50 pontos de contato com o motorista ou passageiros e usa um produto desenvolvido pela 3M a base de Peróxido, que não é oferecido no varejo e é compatível com plástico, borracha e metal usado nos automóveis.
A aplicação do desinfectante será feita por técnicos treinados, devidamente protegidos, e inclui a limpeza do volante, painel, comandos do câmbio, freio, som, apoios, bancos, cintos de segurança, maçanetas, retrovisores, capô, porta-malas, tapetes, chave e ar-condicionado, incluindo filtro e difusores. O serviço terá custo sugerido de R$ 129 ao consumidor final.
O Ford Total Clean inclui uma mudança nos protocolos na rede de concessionários Ford que tem 50% das lojas fechadas em todo o país embora quase todas as oficinas estejam abertas. Segundo a montadora já existem 285 concessionárias certificadas para o serviço que terá um selo específico. “Durante a quarentena, o transporte individual proporcionado pelo automóvel ajuda as famílias a se manterem seguras e ter acesso a serviços essenciais. O programa Ford Clean é uma iniciativa pioneira criada pelo nosso time para que os consumidores sintam-se ainda mais protegidos ao usar o seu carro e os serviços da nossa rede.”, diz Lyle Waters, presidente da Ford América do Sul.
Além do serviço “Compre Sem Sair de Casa” lançado pela Ford, a montadora detalhou um plano de cuidados com a saúde dos funcionários e clientes nos pontos de venda. Serão implementados novos padrões de higienização válido para test drive, entregas técnicas, recebimento de veículos para manutenção entre outros. "O plano que apresentamos excede os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde e Anvisa", disse Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul.
As recomendações para as concessionárias incluem, por exemplo, a redução do número de veículos expostos no showroom e uma rotina de higienização de cada área da concessionária, como pisos, balcões, mesas, banheiros, móveis, tapetes, vidros e, principalmente, maçanetas, corrimãos e torneiras, conforme orientações do Conselho Federal de Química. Para facilitar o distanciamento social (de no mínimo 1,5 metro), a reorganização dos móveis é complementada com marcações no interior da concessionária. Os showroom terão menos veículos para visitação de clientes, será restrito o acesso de clientes e serão disponibilizados equipamentos de proteção como máscaras e luvas inclusive para visitantes.