Ford vai paralisar produção em Camaçari: VW, Mercedes e GM também confirmam
Para frear contágio pelo coronavírus, montadoras anuncuam suspensão na produção de veículos
Nesta noite a Ford, Mercedes-Benz, General Motors e Volkswagen anunciaram paralisações na linha de produção nas próximas três semanas. O motivo é a crise causada pela pandemia do coronavírus que já afeta a demanda por automóveis em todo o país.
A Ford que tem em Camaçari seu maior pólo de produção na América do Sul anunciou que a fábrica vai suspender a produção no próximo dia 23. A medida também vai afetar a produção de motores em Taubaté, no interior de São Paulo, e também uma unidade na Argentina, onde é produzida a pick-up Ranger, que vai suspender a fábrica dia 25.
A Volkswagen também anunciou a suspensão da produção de automóveis a partir do dia 30 de março por um período de três semanas. A medida afeta todas as unidades de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, São Carlos/SP e São José dos Pinhais/PR.
A Mercedes-Benz adotará um esquema de folgas debitadas do banco de horas a partir da próxima semana e interrupção das atividades a partir do dia 30.
A GM que lançou nesta semana o SUV Tracker via internet, também anunciou férias coletivas mas não admitiu que o motivo fosse o coronavírus. A empresa justificou que a medida será tomada para ajustes na escala de produção mas já confirmou a suspensão de um investimento de R$ 10 bilhões previstos para os próximos cinco anos.