Fortes chuvas atingem o Ceará e causam transtornos em Fortaleza
A 55 km da capital, choveu 145mm em 4 horas
Foto: Reprodução
As chuvas que tiveram início nesta quinta-feira (30) já causaram transtornos e prejuízos no estado do Ceará. Fortaleza e municípios da região metropolitana registraram alagamentos.
De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Fortaleza choveu o equivalente a 42,8 mm entre 7h e 11h desta sexta-feira (31). Já no município de Redenção, a 55 km da capital cearense, registrou 145 mm no mesmo período.
No Aeroporto de Fortaleza, a chuva se infiltrou pelas telhas danificadas pelo forte vento do domingo (26), atingindo parte da área de desembarque. Segundo a assessoria da Fraport Brasil, empresa que administra o terminal, o problema não atrapalhou as operações de embarque ou desembarque.
A forte precipitação não se restringiu à região metropolitana de Fortaleza. Em Baturité, a 100 quilômetros da capital, choveu 127 mm das 7h às 11h de hoje. Em Maranguape, 112 mm.
Segundo a meteorologista Maitê Coutinho, do Inmet, o Ceará está sendo impactado pela ação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema meteorológico gerador das chuvas que atingem as regiões Norte e Nordeste do Brasil.