Fórum Econômico Mundial começa a partir desta segunda-feira (20), na Suíça
O evento contará com a participação da ativista ambiental sueca Greta Thunberg
Foto: Reprodução
O Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suiça, reunirá um encontro entre a ativista ambiental sueca Greta Thunberg, de 17 anos, com a elite financeira e política global, a partir desta segunda (20), nos Alpes Suiços.
O evento criado por Klaus Schwab em 1971, consolida a forma que o mundo vem tomando nos últimos anos, com líderes nacionais e empresariais de cinco continentes sendo ativistas, artistas, acadêmicos e outros representantes da sociedade civil.
O Brasil terá uma comitiva, que será chefiada pelos ministros Paulo Guedes (Economia) e Luiz Henrique Mandetta (Saúde). A missão de Guedes será apresentar aos investidores dados que possam convencê-los de que o Brasil engrenou um novo ciclo de crescimento.
Dois aspirantes ao Planalto, porém, comparecerão. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) e o apresentador Luciano Huck falarão ao público nesta quinta-feira (23), o primeiro sobre cidades do futuro e o último sobre a ebulição das ruas da América Latina.
Sem o presidente Jair Bolsonaro, a lista de empresários e executivos brasileiros também baixou, resumindo-se quase que a presidentes de bancos. A comitiva da área financeira brasileira conta com Itaú Unibanco, Bradesco, BTG Pactual e Safra.
Além disso, com a adesão de última hora do americano Donald Trump, aumentaram as expectativas e o quórum. Sua ida, anunciada no início da semana, permanecia nos planos da Casa Branca e da organização ação início deste sábado (18). Mas estando Trump em pleno processo de impeachment, não se pode ter certeza.
Veja os discursos em www.weforum.org