Fósseis de répteis que viveram antes dos dinossauros são encontrados em SC
De acordo com os pesquisadores, os fósseis são de Mesossauro
Foto: Univerdiade do Contestado/Divulgação
Pesquisadores do Centro Paleontológico da Universidade do Contestado, em Santa Catarina, estão estudando fósseis que seriam de répteis que viveram há 280 milhões de anos e foram encontrados em Três Barras, no norte da cidade. De acordo com os pesquisadores, após o estudo, os fósseis serão encaminhados para o museu da cidade para ficarem expostos à comunidade.
Com a seca em Santa Catarina, o nível do rio Negro em Três Barras, na divisa com o Paraná, ficou tão baixo que as rochas ficaram expostas. De acordo com Luiz Carlos Weinschutz, que é coordenador do Centro Paleontológico, o baixo nível de rios pode oferecer dados fundamentais para a ciência.
"A gente reconheceu várias estruturas que são referentes a fósseis de antigos répteis e que são muito interessantes para a ciência. Embora a gente esteja vivenciando este período de seca, é uma possibilidade única para a ciência poder ter mais informações, dados sobre a história antiga da região", disse o pesquisador. De acordo com os pesquisadores, os fósseis são de Mesossauro que viveram milhões de anos antes dos dinossauros e mediam de 80 centímetros a 1 metro.