Mundo

Fotógrafa pioneira que desafiou a máfia, morre aos 87 anos

Letizia Battaglia ficou famosa por retratar a violência da máfia em Palermo, capital da Sicília

Por Da Redação
Ás

Fotógrafa pioneira que desafiou a máfia, morre aos 87 anos

Foto: Shobha/Divulgação - IMS

Morreu nesta quarta-feira (13), aos 87 anos, a pioneira fotógrafa italiana Letizia Battaglia, famosa por retratar a violência da máfia em Palermo, capital da Sicília. O anúncio foi feito pelo prefeito de Palermo, Leoluca Orlando, em um comunicado divulgado nas redes sociais. 

A causa da morte não foi divulgada, mas a fotojornalista estava doente há algum tempo e foi forçada a usar uma cadeira de rodas para se locomover. 

Nascida em março de 1935 em Palermo, Battaglia ganhou destaque ao fazer da cidade siciliana o objeto de sua arte. Ela foi a primeira repórter fotográfica da Itália a cobrir o noticiário policial, e durante 30 anos suas lentes revelaram o terror causado pela máfia local.

A fotógrafa começou sua carreira em 1969 no jornal italiano "L'Ora" e colaborou com as mais importantes agências de notícias do mundo. Foi ela quem primeiro fotografou a cena do crime de Piersanti Mattarella, morto pela máfia em 6 de janeiro de 1980, na via Libertà em Palermo, em frente à casa do governador da Sicília. Na imagem aparece um jovem Sergio Mattarella - atual presidente da Itália - tentando tirar seu irmão do carro.

Entre o final da década de 1980 e o início de 1990, ela entrou na política e tornou-se secretária de cultura pelo Partido Verde. Ao longo de sua carreira, a italiana conquistou inúmeros prêmios, incluindo o Eugene Smith, o Erich-Salomon Preis, em 2007, e o Cornell Capa Infinity Award, em 2009.

Em 2016, após anos de negociações com autoridades locais, Battaglia conseguiu criar um Centro Internacional de Fotografia em Palermo, para promover exposições e oficinas, além de abrigar o arquivo fotográfico da cidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.