FPA declara “preocupação” com as tarifas de 50% de Trump: “É momento de cautela”
Entidade defende uma "resposta firme e estratégica" do governo brasileiro; entidade publicou nota nesta quarta-feira (9)

Foto: Pedro Lupion/CNA Brasil
A Frente Parlamentar Agropecuária declarou "preocupação" com as novas tarifas de 50% divulgadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A entidade defendeu uma "resposta firme e estratégica" do governo brasileiro, em nota publicada nesta quarta-feira (9).
• Trump anuncia taxas de 50% sobre produtos importados do Brasil
No texto, o grupo analisa que a decisão pode ter um impacto direto no agronegócio, no câmbio e no custo de insumos importados.
Com isso, a entidade visa alertar sobre a importância da presença ativa do Brasil nas negociações para evitar o isolamento do país, o que fortalece a competitividade das exportações.
Confira abaixo a nota da FPA:
Reprodução/FPA
O presidente Lula havia publicado uma nota nas redes sociais e afirmou que o Brasil "não aceitará ser tutelado por ninguém".
Após a posição de Trump, o petista reuniu de forma imediata e emergencial com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que estava com o presidente no momento em que a tarifa foi divulgada. Os outros convocados para o encontro foram o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e vice-presidente, Geraldo Alckmin, e o ministro das Relações exteriores, Mauro Vieira.
LEIA MAIS:
• "O Brasil não aceitará ser tutelado por ninguém", afirma Lula em resposta às taxas de 50% de Trump
• Tarifa de 50% dos EUA leva Lula a convocar reunião emergencial com equipe econômica e diplomática
• Trump anuncia taxas de 50% sobre produtos importados do Brasil
• Trump determina investigação contra o Brasil por "práticas comerciais desleais"
• Trump divulga novas tarifas de até 30% para seis países; confira a lista