Salvador

FPM: Bruno Reis cobra ao governo federal repasse com correção de infração

Para prefeito, não existe história de 'não receber um real a menos do que em 2022'

Por Ane Catarine Lima, Otávio Queiroz
Ás

FPM: Bruno Reis cobra ao governo federal repasse com correção de infração

Foto: Farol da Bahia

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), reiterou suas críticas ao repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante coletiva desta quinta-feira (5), argumentando que a arrecadação de agosto não acompanha a inflação real do período. 

"Ontem, tive acesso aos números da arrecadação de setembro. Embora não tenhamos tido perdas nominais no FPM, a variação real, considerando a inflação do período, está baixa. Assim como nossos contratados e fornecedores, que tiveram seus reajustes baseados na inflação, esperávamos que o governo federal garantisse o FPM com a devida correção”, criticou o prefeito.  

"Não existe essa história de que 'não teremos um real a menos do que no ano passado', pois isso não resolve os problemas dos prefeitos. Cerca de 99% dos municípios baianos se mobilizaram e chamaram a atenção em Brasília. Esperamos que possa haver essa compensação", completou. 

Quedas

Segundo a União dos Municípios da Bahia (UPB), o primeiro repasse do FPM em setembro registrou uma queda de quase 30% em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com a UPB, 58% dos municípios baianos estão enfrentando dificuldades financeiras, sendo que a maioria deles depende desse fundo para cumprir seus compromissos.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.