França e Alemanha divergem sobre acordo comercial com o Brasil na UE
O impasse, que envolve diretamente agricultores franceses, levou o presidente Emmanuel Macron a reforçar a oposição da França ao acordo
![França e Alemanha divergem sobre acordo comercial com o Brasil na UE](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/172432/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=5fc6d03e6b1e5eb0a0026e0517c2c90c)
Foto: Reprodução/YouTube
As divergências entre França e Alemanha sobre a estratégia comercial com o Brasil estão evidentes, desencadeando tensões na União Europeia. Os exportadores alemães buscam contornar o veto francês a um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a UE. Enquanto a França se opõe, a indústria de veículos alemã deseja avançar nas negociações, que já se arrastam há 25 anos.
O impasse, que envolve diretamente agricultores franceses, levou o presidente Emmanuel Macron a reforçar a oposição da França ao acordo. Porém, Bruxelas negou qualquer interrupção nas negociações. Macron, agora, foca em questões sociais para impedir a entrada de produtos brasileiros no mercado francês.
Enquanto isso, a Alemanha, preocupada com o setor automotivo, rejeita a ideia de abandonar as negociações. A Associação da Indústria Automotiva Alemã propõe dividir o acordo em dois: uma parte relacionada a tarifas e outra continuaria sendo negociada, especialmente em questões ambientais.
A diretora da VDA, Hildegard Müller, critica a complexidade dos acordos e sugere a divisão para evitar mais impasses. O governo de Olaf Scholz mostra apoio à proposta, mas Paris já indicou que não aceitará essa abordagem.
Essa divergência entre as duas maiores economias da UE pode afetar significativamente as negociações comerciais com o Mercosul e impactar o comércio global.