França faz exigências para inclusão do Brasil na OCDE
Governo francês quer a garantia do combate ao desmatamento e à corrupção
Foto: Clauber Cleber Caetano/PR
O governo da França sinalizou que somente aceitará a adesão do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) se o país comprovar que irá reduzir o desmatamento e que irá lutar contra a corrupção. Caso as sugestões não sejam atendidas, Paris não dará o apoio e vetará qualquer ingresso por parte de um novo país à instituição. As informações são da coluna Jamil Chade, do UOL.
De acordo com a publicação, a OCDE enviou uma carta ao governo brasileiro convidando as autoridades a darem início as negociações para a adesão. No documento, a redução do desmatamento é um dos critérios que a instituição passou a ter para a incluir novos membros.
No entanto, além da negociação técnica, o ingresso de qualquer país ainda precisa contar com o voto de todos os atuais membros da OCDE. "No final deste processo de revisão e convergência, o Conselho da OCDE terá que decidir por unanimidade dos países membros sobre a adesão de cada país candidato", alertou a diplomacia francesa, em um comunicado.
Além do Brasil, o mesmo processo também ocorrerá com a Argentina, Bulgária, Croácia, Peru e Romênia.