• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • França: 'Nossa vitória foi apenas adiada', diz Marine Le Pen após boca de urna indicar extrema direita em 3º lugar
Mundo

França: 'Nossa vitória foi apenas adiada', diz Marine Le Pen após boca de urna indicar extrema direita em 3º lugar

Reunião Nacional (RN), de Jordan Bardella, teria ficado com um máximo de 152 assentos

Por Da Redação
Ás

Atualizado
França: 'Nossa vitória foi apenas adiada', diz Marine Le Pen após boca de urna indicar extrema direita em 3º lugar

Foto: Reprodução

Após a boca de urna indicar a reviravolta de que o partido de extrema direita Reunião Nacional (RN) ficou apenas em terceiro lugar nas eleições legislativas francesas, a líder da sigla, Marine Le Pen, disse a vitória foi "apenas adiada".

Le Pen lutou para que o partido conquistasse a maioria dos assentos da Assembleia Nacional, para indicar o correligionário Jordan Bardella como primeiro-ministro. Em um revés para a família Le Pen, sua irmã, Marie-Caroline, não deverá conseguir uma cadeira no Parlamento.

Segundo a TV estatal, coalizão de esquerda Nova Frente Popular obteve até 192 assentos no Parlamento, seguido da coalizão de centro, de Emmanuel Macron, com até 170 assentos. Reunião Nacional (RN), de Jordan Bardella, teria ficado com um máximo de 152 assentos.

No primeiro turno, realizado no último domingo (30), o RN conquistou a maioria dos votos: 33%. A Nova Frente Popular, grande bloco de partidos de esquerda, ficou em segundo lugar, com 28% dos votos, e o bloco centrista do presidente francês, Emmanuel Macron, terminou em terceiro lugar, com 20% dos votos.

Ao longo da semana, mais de 200 candidatos centristas e de esquerda desistiram das disputas para aumentar as chances de seus rivais moderados e tentar impedir que candidatos da extrema direita vencessem. O cordão sanitário também ganhou apoio de celebridades como o ex-jogador Raí e Mbappé, o capitão da seleção francesa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.