• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • França se recusa a assinar acordo com Mercosul por afirmar que organização desrespeita a Amazônia

França se recusa a assinar acordo com Mercosul por afirmar que organização desrespeita a Amazônia

Emmanuel Macron havia acusado Bolsonaro de minimizar as preocupações relacionadas às mudanças

Por Da Redação
Ás

França se recusa a assinar acordo com Mercosul por afirmar que organização desrespeita a Amazônia

Foto: Philippe Wojazer/Reuters

A França decidiu que não assinará acordo entre a União Europeia (UE) e o Mercosul relacionado a questões agrícolas nas atuais condições, revelou a ministra francesa do Meio Ambiente, Elisabeth Borne, tratando das queimadas na Amazônia. O presidente francês, Emmanuel Macron afirmou no final de agosto, que havia decidido bloquear o acordo UE-Mercosul, acusando o presidente Jair Bolsonaro de minimizar as preocupações relacionadas as mudanças climáticas. A atitude de Macron rendeu críticas da Alemanha e do Reino Unido.

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel afirmou desejar impedir um acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, pois não ajudaria a combater os incêndios florestais que acontecem na Amazônia. Por meio de um e-mail, Merkel afirmou se preocupar com a questão ambiental, entretanto, questionou o posicionamento do presidente francês. Ainda segundo a chanceler alemã, o acordo do Mercosul possui uma declaração de comércio que segundo palavras dela "inclui um ambicioso capítulo de sustentabilidade com regras vinculativas sobre proteção, em que ambos.

Posteriormente, o Reino Unido se aliou a Alemanha sobre a questão. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson afirmou temer "irreversibilidade" da destruição florestal e garantiu que irá apoiar os brasileiros.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário