Frente Nacional de Prefeitos cobra Saúde sobre cronograma para vacinação
Entidade pede que a pasta detalhe prazos e metas para estratégia de imunização
Foto: Divulgação
A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) cobrou, nesta terça-feira (19), um posicionamento do Ministério da Saúde sobre o cronograma para vacinação contra a covid-19 no país.
Em nota, a FNP pede que o cronograma contenha prazos e metas estipuladas para cada grupo prioritário, como faixa etária, categorias profissionais entre outros.
“É urgente que o país tenha um cronograma com prazos e metas estipulados para a vacinação de cada grupo: por faixa etária, doentes crônicos, categorias de profissionais etc. Disso depende, inclusive, a retomada da economia, a geração de emprego e renda da população”, cita um trecho da nota.
A entidade também disse que solicitou, no dia 14 de janeiro, uma reunião entre eles e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para o acompanhamento das imunizações no Brasil. Na ocasião, ficou acertado que eles fariam reuniões a cada dez dias. No entanto, como cita a FNP, “passados mais de 30 dias, nenhum agendamento foi feito”.
O Fórum de Governadores do Brasil tem reunião agendada com Pazuello nesta quarta-feira (17/2) para tratar do cronograma de vacinação. O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), coordenador do grupo, disse que a compra de novas vacinas e pagamento das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) também serão discutidos.