Funcionário da assessoria de imprensa do governo alemão é suspeito de espionagem
Ex-funcionário teria reunido informações para a inteligência egípcia durante vários anos, até dezembro de 2019

Foto: Reprodução
A Procuradoria-Geral da Alemanha confirmou nesta sexta-feira (10) que um funcionário da assessoria de imprensa do governo alemão é investigado por espionagem. Segundo o Relatório sobre a Proteção da Constituição relativo a 2019 e apresentado na quinta-feira (9), o Departamento Federal de Polícia Criminal (BKA, na sigla em alemão) tomou "medidas executivas" contra o suspeito em dezembro de 2019.
Peter Frank, procurador-geral, disse ao jornal "Bild" que o homem, cuja identidade não foi revelada, está sob investigação por suspeita de espionagem. Segundo o jornal, ele era funcionário do serviço de visitantes da assessoria, ocupava uma função de nível intermediário no serviço público e tem origem migratória.
Conforme o relatório sobre a proteção da Constituição, tanto o serviço interno de inteligência quanto o de espionagem estrangeira do Egito estão ativos na Alemanha. O principal objetivo deles seria adquirir informações sobre os membros da oposição egípcia que vivem na Alemanha, tais como representantes da Irmandade Muçulmana ou membros das comunidades coptas.
O relatório ainda acrescenta que, os serviços egípcios de inteligência estão tentando recrutar compatriotas que vivem na Alemanha para fins de espionagem.