Funcionários da Avibras entram em greve contra demissão em massa
Linha de produção segue paralisada por 24h
Foto: Reprodução
Os funcionários da fábrica Avibras, em Jacareí (SP), iniciaram uma greve de 24 horas nesta segunda-feira (21). No ato, os metalúrgicos protestam contra a demissão em massa anunciada pela empresa de armamentos e sistemas de Defesa na semana passada. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, a paralisação busca reverter os 420 desligamentos e garantir estabilidade no emprego para todos.
A entidade informou ainda que, além da reunião marcada para hoje às 14h com a direção da Avibras, representantes do sindicato planejam ir a Brasília conversar com o governo. A greve foi iniciada às 7h e, até o momento, a linha de produção segue paralisada. A Avibras foi fundada na década de 1960 e é a principal indústria de defesa do Brasil. A empresa é responsável por fabricar mísseis, foguetes, blindados e softwares. Cerca de 855 de sua receita vem de exportações, especialmente para países do Oriente Médio. Atualmente, a empresa acumula prejuízos e tem endividamento de aproximadamente R$ 530 milhões.
Na semana passada, foi protocolado um pedido de proteção contra a falência no fórum de Jacareí, interior de São Paulo. Na petição, a Avibras afirma que as exportações de equipamentos minguaram durante a pandemia. É a segunda vez que a empresa recorre a um processo de recuperação judicial para não falir. O primeiro processo durou de 2008 a 2010.