• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Funcionários de empresa estatal encarregada do controle aéreo no Brasil iniciam greve nesta segunda (9)
Brasil

Funcionários de empresa estatal encarregada do controle aéreo no Brasil iniciam greve nesta segunda (9)

Greve por recomposição salarial e melhores condições pode paralisar 43 terminais aéreos

Por Da Redação
Ás

Funcionários de empresa estatal encarregada do controle aéreo no Brasil iniciam greve nesta segunda (9)

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Os funcionários da NAV Brasil, empresa estatal encarregada do controle aéreo em alguns dos principais aeroportos do Brasil, deram início nesta segunda-feira (9) a uma greve que pode impactar até 43 aeroportos pelo país. Entre os terminais afetados estão o de Guarulhos, na Grande São Paulo, Viracopos, em Campinas, Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e Pampulha, em Belo Horizonte.

A paralisação foi aprovada em uma assembleia virtual na semana passada, com 64,5% dos 1.105 trabalhadores participantes votando a favor. Os funcionários reivindicam recomposição salarial, melhorias nas condições de auxílio à saúde, adicionais que valorizem suas carreiras, além de concursos para todas as áreas administrativas e operacionais.

A expectativa da categoria é interromper as atividades das 7h às 8h nesta segunda-feira e também no mesmo horário entre quarta-feira (11) e domingo (15). Na semana seguinte, entre os dias 16 e 21 de outubro, a promessa é aumentar a paralisação para duas horas diárias — pela manhã, das 7h às 8h, e à tarde, das 18h às 19h.

A NAV Brasil, responsável por 38% dos pousos e decolagens no país, emprega 1.698 trabalhadores. A empresa informou que obteve um lucro de R$ 324 milhões em 2022 e ofereceu um reajuste de apenas 4,83%, em comparação com a inflação acumulada de 8,5% desde o último acordo. Apesar da greve, a NAV Brasil assegura que continuará dialogando e ressalta que a segurança das operações será mantida. A empresa também está colaborando com os órgãos do Sistema de Controle do Espaço Aéreo para minimizar eventuais impactos à sociedade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário