Fundo Eleitoral: 9 dos 32 partidos ainda não repassaram mínimo a candidaturas femininas
1° turno será realizado no próximo domingo (2)
Foto: Agência Brasil
Faltando apenas quatro dias para o primeiro turno das eleições, que será realizado no próximo domingo (2), nove partidos políticos ainda não repassaram totalmente a verba mínima de 30% do fundo público que deveria ser destinado a candidaturas de mulheres. No total, são 32 partidos.
A sigla mais distante de cumprir a lei é o Partido Democrático Trabalhista (PDT), que até a última terça-feira (27) havia repassado apenas 21,98% do Fundo Eleitoral para candidaturas femininas. Apenas Ciro Gomes, candidato à Presidência pela sigla, recebeu 16% do valor total, uma quantia próxima ao que 410 candidatas mulheres receberam juntas.
Na sequência, estão: Partido Liberal (PL), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Democracia Cristã (DC), Avante, Partido Social Democrático (PSD), Unidade Popular (UP), Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Social Cristão (PSC). Desses, o UP é o único partido que registrou mais candidaturas de mulheres em 2022.
Entretanto, mais da metade do Fundo Eleitoral do partido (62,5%) foi destinado a candidatura do presidenciável Léo Péricles. Entre os partidos que cumpriram a cota mínima, apenas o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) destinou mais dinheiro para mulheres do que para homens.