Fundo Latino-Americano de Reservas pode financiar até US$ 6,8 bilhões
Até o momento, nenhum país membro solicitou o empréstimo da linha de crédito
Foto: Reprodução
O Fundo Latino-Americano de Reservas (FLAR) tem capacidade para emitir títulos de até US$ 6,8 bilhões para financiar empréstimos e bancos centrais da região que estejam enfrentando a crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
De acordo com o presidente do FLAR, José Dario Uribe, a organização, que é responsável por utilizar contribuições para conceder empréstimos em tempos de crise, emitiria títulos nos mercados internacionais de dívida. No entanto, o valor a ser captado dependerá das necessidades de empréstimos de seus oito países membros.
Uribe cita que os os membros que podem utilizar uma linha de crédito de cinco anos, com período de carência de três, incluem Colômbia, Bolívia, Peru, Costa Rica, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Mas, até o momento, nenhum país solicitou empréstimo.
"A região agora é o novo epicentro global da pandemia, e o pico de contágio ainda não foi atingido", disse Uribe. "Os governos da região tentam fazer o melhor possível em meio à incerteza, com base em sua própria visão da pandemia e nos limites de financiamento do setor público enfrentados por cada país."