• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Funeral do presidente do Irã começa nesta terça-feira (21) e enterro será na quinta (23)

Funeral do presidente do Irã começa nesta terça-feira (21) e enterro será na quinta (23)

Corpo de Ebrahim Raisi será velado em algumas cidades iranianas entre terça e quinta

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Funeral do presidente do Irã começa nesta terça-feira (21) e enterro será na quinta (23)

Foto: Kremlin

O funeral do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, tem início nesta terça-feira (21). De acordo com a mídia local, seu corpo será velado durante três dias nas cidades de Tabriz, Qom, a capital Teerã e Birjand. Ele será sepultado no Santuário do Imam Reza, na cidade de Mashed, na quinta-feira (23).

Raisi morreu depois que o helicóptero que ele estava caiu perto da fronteira com o Azerbaijão no domingo (19). A imprensa estatal afirma que a queda ocorreu por conta das más condições climáticas do local e a uma "falha técnica". 

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, decretou, na segunda-feira (20), cinco dias de luto pela morte de Raisi. O presidente era um ultraconservador que estava no poder há três anos e era considerado um dos favoritos para suceder Khamenei.

A morte de Raisi, que foi eleito em 2021, com mandato até 2025, e era a segunda pessoa mais importante do Irã, abre u período d incerteza política no país, no momento em que a Guerra em Gaza entre Israel e o movimento islamista palestino Hamas, um aliado de Teerã, movimenta a região.

O primeiro-vice-presidente do Irã, Mohammad Mokhber, assumiu a presidência de forma interina na segunda (20). Um conselho composto por Mokhber, o presidente do Parlamento e o chefe do Judiciário estabeleceu já na segunda que as eleições presidenciais vão ocorrer dia 28 de junho.

A morte de Ebrahim Raisi repercutiu pelo mundo e autoridades de diversos países ofereceram condolências, como Vladimir Putin, Xi Jinping, Kim Jong Un e o governo dos Estados Unidos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário