Furacão Idalia atinge costa da Flórida com ventos de 190 km/h
Tempestade mais forte em mais de 125 anos atinge Big Bend
Foto: Administração Oceânica e Atmosférica Nacional
O furacão Idalia atingiu a costa próxima a Keaton Beach, em Big Bend, Flórida, por volta das 9h (horário de Brasília) desta quarta-feira (30), inicialmente como uma tempestade de categoria 3, trazendo ventos máximos sustentados de 190 km/h e rajadas ainda mais intensas, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC). Esta é a tempestade mais poderosa a atingir a região em mais de 125 anos.
Conforme prosseguia, a tempestade perdeu parte de sua força, sendo reclassificada como um furacão de categoria 2 por volta das 10h (horário de Brasília). Cedar Key, situada na costa do Golfo da Flórida, recebeu alertas de elevação do mar, com projeções de 2,5 a 2,7 metros, enquanto as águas continuam a subir rapidamente.
A expectativa é de que o nível da água continue a aumentar nas próximas horas na região de Big Bend, impulsionado pelos ventos contrários. Os níveis atuais de água estão aproximadamente 2 metros acima das marés mais elevadas, superando o recorde estabelecido pelo furacão Hermine em 2016, que foi de 1,83 metros. Os níveis de água estão sendo monitorados em Cedar Key desde 1914.
A escassez de medidores de maré na Costa do Golfo da Flórida torna a situação desafiadora, mas os níveis mais altos de água já registrados estão ocorrendo na Baía de Tampa, Clearwater e Cedar Key, indicando um evento de inundações sem precedentes na região.
A prefeita de Tampa, Jane Castor, alertou os residentes para permanecerem vigilantes, pois mais inundações são esperadas devido ao furacão Idalia durante a tarde.
"Embora tenhamos testemunhado danos causados pelo vento, como árvores caídas e galhos, nossa principal preocupação é semelhante ao que Crystal River está enfrentando agora: a maré está subindo. Esperamos que a maré alta ocorra entre 13h e 14h (horário de Brasília), o que resultará em vários metros adicionais de água", disse Castor à CNN.
Ela acrescentou que duas pontes conectando os condados de Hillsborough e Pinellas foram fechadas até a noite e que as ilhas Harbour e Davis estão inacessíveis. O furacão Idalia continua sua trajetória pela Flórida, em direção às costas da Geórgia e da Carolina do Sul. Enquanto se aproximava da Geórgia, por volta das 12h (horário de Brasília), enfraqueceu para a categoria 1.