Autos

Futuro Duster brasileiro recebe 4 estrelas em teste de colisão

Novidade já disponível na Europa é bem avaliada na proteção de adultos

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Futuro Duster brasileiro recebe 4 estrelas em teste de colisão

Confirmado para chegar ao Brasil em nova versão no próximo ano, o novo Renault Duster já vendido na Europa passou por um teste do Latin NCAP e recebeu quatro estrelas na proteção de adultos e três na segurança para crianças. O órgão avaliou a versão romena do veículo vendida no velho continente. A Renault não confirma se a versão será a mesma oferecida no mercado brasileiro.

A nova versão do SUV compacto chega ao país em 2020 e além de um novo design deve estrear uma linha de motores turbo que também serão produzidos no Brasil.

O Duster recebeu três estrelas na Proteção de Ocupantes Infantis apesar de vir equipado com dois airbags frontais e ESC. Segundo o relatório do Latin NCAP a estrutura do veículo foi considerada instável durante o impacto frontal e não conseguiu suportar cargas maiores. No impacto lateral, a estrutura sofreu uma alta penetração.

O teste do Latin NCAP concluiu ainda que as cabeças dos dummies infantis tiveram contato com o interior do veículo durante o impacto, o que aumenta a probabilidade de ferimentos. O New Duster oferece ancoragens ISOFIX e Top Tether como padrão nas duas posições traseiras externas e também oferece Lembrete de Cinto de Segurança (SBR) nos dois bancos dianteiros. O dummy de três anos foi instalado com ancoragens ISOFIX e Top Tether, enquanto o dummy de 18 meses foi instalado olhando para trás usando o cinto de segurança do adulto. O New Duster oferece a possibilidade de desconectar o airbag do passageiro manualmente. 

O New Duster foi testado na versão romena, importada principalmente para o Chile. As versões fabricadas na América Latina serão auditadas assim que estiverem disponíveis e serão publicadas, segundo o órgão. Vale lembrar que no caso dos novos Logan e Sandero os compactos receberam reforços estruturais e dois airbags adicionais mas ainda não foram avaliados em testes de colisão após estas melhorias.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário