• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Futuro Governo Federal criará órgão para cuidar da segurança de Lula e reformular GSI
Brasil

Futuro Governo Federal criará órgão para cuidar da segurança de Lula e reformular GSI

Segurança presidencial deve sair da responsabilidade dos militares e ficar sob comando da PF

Por Da Redação
Ás

Futuro Governo Federal criará órgão para cuidar da segurança de Lula e reformular GSI

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O novo governo federal vai criar um órgão responsável por cuidar da segurança do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, deslocando as atribuições do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que deverá passar por reformulação. Assim, os militares das Forças Armadas não serão mais responsáveis pela segurança presidencial.

O novo órgão terá estrutura vinculada ao Palácio do Planalto e será chefiado pelo delegado da Polícia Federal Alexsander Castro Oliveira, que fez parte da equipe de segurança da campanha eleitoral. Andrei Passos Rodrigues, coordenador de segurança da campanha, foi anunciado como o próximo diretor-geral da corporação.

A medida foi tomada após desconfiança do futuro governo de que o GSI, hoje chefiado pelo general reformado do Exército Augusto Heleno, esteja aparelhado pelos militares. Também foi citado que regimes democráticos costumam ter a segurança presidencial feita por civis, e não pelas Forças Armadas. Por isso, foi uma decisão da nova gestão atribuir a responsabilidade de cuidar da segurança presidencial aos policiais federais. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário