G20: Lula relaciona ‘emergência climática’ a tragédia no Rio Grande do Sul
Presidente discursou na cúpula do bloco em Nova Délhi, na Índia
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Em discurso na 18º edição da cúpula do G20 neste sábado (9), em Nova Délhi, na Índia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relacionou a emergência climática “sem precedentes”, provocada pelo “descompromisso com o meio ambiente”, à tragédia no Rio Grande do Sul pela passagem de um ciclone extratropical.
“As secas, enchentes, tempestades e queimadas se tornam mais frequentes e minam a segurança alimentar e energética. Agora mesmo, no Brasil, o estado do Rio Grande do Sul foi atingido por um ciclone que deixou milhares de desabrigados e dezenas de vítimas fatais”, afirmou o petista. “Se não agirmos com sentido de urgência, esses impactos serão irreversíveis”, completou.
Lula disse ainda que os efeitos da mudança do clima não são sentidos por todos da mesma forma. “São os mais pobres, mulheres, indígenas, idosos, crianças, jovens e migrantes os mais impactados.”
De acordo com os dados mais recentes da Defesa Civil, 41 mortes já foram registradas no estado. Além disso, 46 pessoas estão desaparecidas e outras 220 ficaram feridas após a passagem do ciclone.