GAC AY2: marca que virá ao Brasil apresenta rival para o Dolphin
Compacto elétrico tem porte e similaridade com BYD
A GAC é uma das novas marcas chinesas que apostam no mercado nacional. Com R$ 5,5 bilhões previstos, a marca é uma das maiores marcas na China e acaba de registrar um compacto elétrico que certamente teria chances no Brasil: o AY2.
Esse compacto tem porte e semelhanças com o BYD Dolphin, um dos elétricos mais vendidos por aqui por porte de monovolume. A estreia oficial deve ocorrer no salão de Guangzhou em novembro com estreia prevista para o começo de 2025.
O visual do carro é bem aerodinâmico sem ser “arrojado” demais. Traz faróis menores com DRL embutido, grade inferior bem próxima do solo e traseira limpa com porte alongado como em um monovolume.
Não há dados de motorização mas o AY2 parece ter porte do Aion V que será lançado no Brasil tão logo a marca de estabeleça por aqui.
A GAC também está em processo de internacionalização. Já tem fábrica na Tailândia, vende cerca de 33 mil unidades por mês na China (é a sexta marca em vendas no mercado chinês atrás da BYD, Tesla, Geely, Li Auto e Hima) e quer chegar ao volume de 1 milhão de unidades produzidas por ano em 2026. A entrada da marca no Brasil foi anunciada em uma reunião entre o vice-presidente brasileiro Geraldo Alckmin e o presidente da GAC, Feng Xingya há dois meses.