Gafanhotos "gigantes" atacam frutas e hortaliças e causam prejuízos no Mato Grosso
A espécie, que danifica as plantações é três vezes maior que as gafonhotos já conhecidos
Foto: Reprodução
Gafanhotos atacaram produtores de frutas e hortaliças em áreas rurais nas redondezas de Cuiabá, capital do Mato Grosso. A espécie, que danifica as plantações é três vezes maior que as gafanhotos já conhecidos.
“A nossa região é muito conhecida pela produção de doce de caju, de goiaba e de manga. Nós já tivemos problemas por conta da seca, das queimadas e, agora, veio o gafanhoto. Então, provavelmente não teremos produção neste ano”, afirmou a presidente da Associação de Moradores de Quintas do Bandeira, Josefina de Almeida.
O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, declarou que os insetos podem ser controlados com inseticidas, mas que, "por se tratar de ocorrências em áreas urbanas o uso não é recomendado, devido ao risco de intoxicação da população".
A secretária de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Débora Marques, confirmou que as secas e as queimadas podem contribuir diretamente para o aumento da população de gafanhotos.