Gafes de Lula estão tirando o brilho do Brasil no G20, diz The Economist
Artigo editorial fez críticas duras à postura externa do presidente brasileiro
Foto: Ricardo Stuckert / PR/Divulgação
A revista britânica The Economist, uma das publicações de economia mais prestigiada do mundo, lançou um novo artigo editorial intitulado “Gafes de Lula ofuscam o brilho do Brasil no G20”, com críticas duras à postura externa do presidente brasileiro.
O artigo menciona as declarações de Lula sobre o conflito em andamento na Faixa de Gaza e suas demonstrações de amizade à Rússia, sugerindo que os "discursos improvisados" do presidente podem questionar toda a política externa brasileira, que tem ganhado destaque nos últimos anos, especialmente devido ao debate sobre a preservação da Amazônia.
Outro posicionamento criticado pelos editores da revista é “o desejo ingênuo [de Lula] de parecer amigável tanto com autocratas quanto democratas”. Em entrevista ao periódico, o diplomata e ex-ministro da Fazenda Rubens Ricupero afirmou que “estas inconsistências ameaçam enfraquecer os efeitos gerais da política externa de Lula”.
Por fim, o artigo editorial fala sobre as desconfianças do mundo em relação ao atual governo brasileiro. “Lula quer que o Brasil seja tudo para todos: um amigo do Ocidente e um líder do Sul Global, um defensor do meio ambiente e uma potência global em petróleo, um promotor da paz e um aliado de autocratas. O Brasil pode estar de volta, mas o papel que está desempenhando no palco mundial é mais obscuro do que deveria ser”, conclui o texto.