• Home/
  • Notícias/
  • Tecnologia /
  • Galáxia emite explosões mais brilhantes do que trilhões de sóis e abriga dois buracos negros
Tecnologia

Galáxia emite explosões mais brilhantes do que trilhões de sóis e abriga dois buracos negros

Funcionamento de OJ 287 tem sido observado por astrônomos há anos

Por Da Redação
Ás

Galáxia emite explosões mais brilhantes do que trilhões de sóis e abriga dois buracos negros

Foto: Reprodução/Nasa

Um estudo publicado no periódico Monthly Notices of the Royal Astronomical Society revelou a existência de uma galáxia localizada a aproximadamente 5 bilhões de anos-luz da Terra, que emite explosões com um brilho superior ao de um trilhão de sóis. Essa galáxia é conhecida como OJ 287 e é um aglomerado cósmico composto por dois buracos negros que interagem entre si. Um desses buracos negros possui uma massa equivalente a 18 bilhões de vezes a massa do Sol, enquanto o outro é um pouco menor, com 150 milhões de vezes a massa solar. 

No céu, o centro de OJ 287 parece ser formado por um único buraco negro, mas a recente explosão estudada por um grupo internacional liderado pelo astrônomo Mauri Valtonen, da Universidade de Turku, confirmou a existência do segundo buraco negro. Essa dupla de buracos negros se "alimenta" de gás e poeira cósmica e tem sido observada por astrônomos há anos.

"Os dois buracos negros estão tão próximos um do outro no céu que não dá para vê-los separadamente, eles se fundem em um único ponto em nossos telescópios. Somente se virmos sinais claramente separados de cada buraco negro podemos dizer que realmente ‘vimos’ os dois”, diz o professor Mauri Valtonen, em um comunicado oficial.

Agora, os pesquisadores pretendem continuar estudando OJ 287 para identificar fenômenos relacionados à gravitação e à emissão de ondas eletromagnéticas.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.