• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Galípolo diz que Copom não espera ganhar prêmio de “miss simpatia” com Selic a 15%; taxa é a maior desde 2006

Galípolo diz que Copom não espera ganhar prêmio de “miss simpatia” com Selic a 15%; taxa é a maior desde 2006

Presidente do BC afirmou que patamar tem como objetivo atingir meta de inflação

Por Da Redação
Ás

Galípolo diz que Copom não espera ganhar prêmio de “miss simpatia” com Selic a 15%; taxa é a maior desde 2006

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse nesta terça-feira (8) que o Comitê de Política Monetária (Copom) não espera “ganhar prêmio de miss simpatia” diante da decisão de elevar a taxa de juros (Selic) de 14,75% para 15%, o maior patamar há quase duas décadas.

Em almoço oferecido pela Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), Galípolo reforçou o compromisso da instituição com o cumprimento da meta de inflação de 3%.

“Eu tenho plena consciência de que, ao colocar a taxa de juros em 15%, dificilmente eu e os meus colegas do Copom vamos ganhar por meio de miss simpatia no ano de 2025. Mas eu durmo muito tranquilo, sabendo que o que eu estou fazendo é cumprir a meta, perseguir a meta”, declarou.

Ao defender a elevação da Selic, o presidente do BC afirmou que a medida é necessária para cumprir o objetivo definido em lei, além de dizer que a instituição segue um arcabouço legal e institucional que não permite interpretações subjetivas.

“A meta não diz assim para mim: ‘seja a menor taxa de juros do mundo’. A meta é a taxa de juros num patamar restritivo o suficiente, pelo período necessário, para atingir a meta de 3%”, disse.

Ele também ressaltou que esse é o padrão adotado em outros países. “Toda vez que a inflação está subindo, você sobe a taxa de juros. Toda vez que a inflação está caindo, você reduz a taxa de juros. Esse é o mecanismo de transmissão da política monetária”.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, está em 5,32% no acumulado em 12 meses terminados em maio. 

LEIA TAMBÉM:

Alta dos juros faz inadimplência atingir maior patamar da série histórica em maio
Ministro da Agricultura critica Selic a 15% e diz que taxa dificulta Plano Safra
Lula cita a Taxa Selic como único número negativo da economia brasileira
'É incompreensível', diz Gleisi Hoffmann ao criticar aumento da Selic para 15% ao ano

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário