Economia

Gasto com energia e combustível pesa no bolso dos brasileiros, diz pesquisa

Para nove em cada entrevistados, a conta de energia está mais cara que há cinco anos

Por Da Redação
Ás

Gasto com energia e combustível pesa no bolso dos brasileiros, diz pesquisa

Foto: Reprodução/Pixabay

Uma pesquisa inédita feita pela Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia (Abrace) em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas mostra que os gastos dos brasileiros com energia elétrica e combustível já ocupam a segunda colocação em um ranking que mostra o nível de preocupação dos consumidores em relação às contas que mais pesam no orçamento doméstico.

Esse gasto, de acordo com o levantamento, perde apenas para a alimentação. Para 94% dos entrevistados, os preços dos produtos relacionados ao setor energético estão impactando mais o orçamento neste início de semestre. Além disso, para nove em cada dez entrevistados, a conta de energia está pesando mais no bolso agora do que há 5 anos.

Em relação à conta de luz, 47% dos entrevistados afirmam que o preço é ruim ou péssimo. E 60% dos consumidores admitiram desconhecer o que está sendo lançado na conta, embora acreditem que impostos e encargos façam parte dessa equação. Para os que responderam que a conta de energia está muito cara ou cara, o principal motivo são os impostos, encargos e taxas embutidos.

A afirmação com maior nível de conhecimento entre os consumidores de energia é a de que “o Brasil tem muito vento, sol e rios, e por isso deveria ter a energia mais limpa e barata do mundo”. No total, a pesquisa, divulgada pelo jornal O Globo, ouviu 2.000 entrevistados entre os dias 22 de junho e 10 de julho de 2022.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.