'Gasto é pagar 13,75% de juros ao sistema financeiro', diz Lula
Em São Bernardo do Campo, presidente voltou a criticar Selic
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o atual patamar da taxa de juros no país nesta sexta-feira (2), durante discurso na Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Bernardo do Campo. Após reclamar da "elite dominante deste país" para quem, segundo ele, todos os benefícios sociais são tratados como "gastos", Lula afirmou que o direcionamento de recursos para as áreas de educação e saúde devem ser tratados como "investimento".
Na sequência, o petista afirmou: "Gasto é a gente pagar 13,75% de juros nesse país para o sistema financeiro". O presidente fez então uma espécie de retrospectiva da história da UFABC, criada em 2006, durante seu primeiro mandato como presidente, e listou dados sobre programas pedagógicos, convênios e iniciativas de pesquisa da instituição.
Ele disse ter feito questão de expor as informações sobre a universidade porque "vivemos numa fase no Planeta Terra em que tudo o que é ruim tem mais destaque do que é bom". Na ocasião, Lula também criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro. Afirmou que o país parece "recém-saído de um furacão" e que está sendo muito trabalhoso reconstruí-lo.